Termos-chaves do Moodle

O Moodle é composto por cursos que são basicamente páginas que contêm o material didático.

Um tutor/professor em um curso de Moodle pode selecionar itens de três elementos diferentes que juntos ajudam no processo de aprendizagem. Eles são: Atividades, Recursos e Blocos.

Atividades
Uma atividade no Moodle é uma característica em que os alunos aprendem interagindo uns com os outros ou com seu professor. Eles podem, por exemplo, contribuir em um fórum, fazer upload de uma tarefa, responder perguntas em um questionário ou colaborar em uma wiki. As atividades podem ser classificadas.
Um professor pode adicionar atividades ativando a edição e escolhendo uma atividade clicando em Adicionar uma atividade ou recurso em uma seção de curso. Eles então selecionam uma atividade do escolhedor de atividades. (Se o selecionador de atividade estiver desligado, um menu suspenso aparece em vez disso). As atividades geralmente aparecem na área central do curso.

 

Recursos
Um recurso no Moodle é um item que um professor pode adicionar a um curso do Moodle para apoiar a aprendizagem, como um arquivo, um vídeo ou um link para um site. Um recurso difere de uma atividade na medida em que é estático; ou seja, o aluno só pode olhar ou lê-lo, em vez de participar.
Um professor pode adicionar recursos ativando a edição e clicando em Adicionar uma atividade ou recurso em uma seção de curso. Eles então selecionam um recurso do seletor de atividade. (Se o selecionador de atividades estiver desligado, um menu suspenso aparece em vez disso). Os recursos geralmente aparecem na área central do curso.
Blocos
Um bloco no Moodle é um item que um professor pode adicionar à esquerda ou à direita de uma página de curso do Moodle. Eles fornecem informações adicionais ou links para ajudar a aprender. Os blocos são um pouco como “widgets” em outros lugares e podem conter; por exemplo, feeds de notícias RSS, resultados de questionários, um calendário, links para blogs, termos de glossário ou arquivos privados. Há também um bloco de HTML simples que pode ser personalizado conforme o professor deseja.
Um professor pode adicionar blocos ativando a edição e escolhendo a partir do menu suspenso “Adicionar um bloco” que geralmente está no lado inferior direito da página do curso. Os blocos geralmente aparecem nos lados do curso.

Quer conhecer as principais ferramentas do Moodle e iniciar seus projetos na modalidade de EaD?

Thyago Vieira

É especialista em Educação a Distância e Tecnólogo em Redes de Computadores. Possui larga experiência como o LMS Moodle, atuando como Tutor, Professor e administrador da plataforma de aprendizagem. Ministrou vários cursos de formação para tutores EaD e professores capacitando os alunos para o uso do Moodle e suas interfaces.

Website: http://www.aprendamoodle.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *